
E é por isso que essa galera vêm se mobilizando para boicotar essa e outras empresas que não tratam a população não-branca com o devido respeito. A campanha já foi retirada do site das sandálias Melissa, mas estamos cuidado para que fatos como esse não se repitam.
Falarei um pouco mais sobre as mensagens depreciativas que a mídia transmite a respeito do povo negro lá no (P)Arte. Aguardem!
Abaixo segue a carta que será enviada a empresas como a Grendene (dona da marca Melissa). Quer participar? Sinta-se à vontade para enviar suas cartas ao departamento comercial dessa e de outras empresas.
"Prezados/as Senhores/as:
Viemos por meio desta comunicar a quem possa interessar, que nós, representantes da comunidade negra desse país, estamos organizando um Boicote contra empresas que não utilizam em suas campanhas de publicidade pessoas e símbolos representativos da diversidade étnico-cultural, presente em nossa população, a saber: representantes da cultura afro-brasileira, dos povos indígenas, afro-mestiços, índio-mestiços e asiáticos.
Parece-nos que algumas empresas não enxergam, nos diversos grupos étnicos não brancos, o poder de consumo que eles possuem, ou, utilizam-se também de um boicote contra esses grupos étnicos, visto que sua representatividade na mídia é praticamente nula.
Em prol da construção de um país livre de estereótipos, preconceitos e desigualdades informamos que elegemos boicotar o consumo dos produtos da empresa Melissa, que se iniciará dia 04/07/2005, objetivando que o responsável direto pela empresa se pronuncie e mude as atitudes discriminatórias nas campanhas publicitárias da referida empresa. Temos em mente que, nãoo sem motivo, vossa empresa tenha sido escolhida para tal boicote, visto que a campanha intitulada "MELISSA LOVEROBOTS", onde aparecem 03 (três) servos negros, sob o comando de uma mulher loira não nos leva, em hipótese alguma, a outro entendimento que nãoo tenha cunho apelativo e racial, aliás, de extremo mau gosto.
Lembramos que a população não branca desse país também forma expressiva parcela do mercado consumidor e exige representatividade, e principalmente RESPEITO."